top of page

Quero vender meu imóvel. E agora?

Inaugurando o blog com um assunto que muitas pessoas têm dúvidas na hora que surge a ideia de vender a sua casa ou espaço comercial. "Quais os procedimentos a adotar?! Como valorizar meu imóvel?!"

Documentação

O primeiro passo a ser dado é conferir a documentação do imóvel. Para a venda serão necessários documentos tanto do imóvel quanto do comprador. Os documentos do imóvel devem estar em dia na prefeitura local. Se durante o uso do imóvel você fez alguma reforma ou reparos que modificaram a planta original ou a estrutura será necessário atualizar essa documentação e de uma averiguação técnica com laudo assinado por arquiteto ou engenheiro civil. Aqui faço uma ressalva quanto às obras de acréscimo ou supressão de cômodos na residência, para evitar tanto as dores de cabeça por conta de documentação técnica desatualizada quanto aos problemas ocasionados por uma reforma mal planejada sempre procure auxilio de um arquiteto para fazer a reforma pois com o auxílio dele além de oferecer melhor qualidade de uso com conforto térmico, acústico, lumínico, paisagístico dentre outros para seu imóvel, na hora da venda terá maior valorização comercial. Para o auxílio nessa etapa de documentação você pode optar por orientação de um corretor imobiliário que é o profissional que conhece as legislações imobiliárias locais além de ficar a cargo dele toda essa etapa de averiguação da documentação e avaliação do valor do imóvel ele orientará nas questões de contrato de compra e venda.

Valorizando o imóvel

Investir em melhorias é sempre muito interessante pois o comprador quando vai conhecer o local chega com "olhos de perito" não é mesmo?! Então você deve avaliar as suas possibilidades financeiras para fazer um planejamento de benfeitorias que podem agregar valor ao seu imóvel. Pisos rachados, paredes com fissuras, problemas na elétrica, na hidráulica provocando, por exemplo, vazamentos devem ser todos ou em parte resolvidos. Não podemos esquecer também do cartão de visita da sua edificação: a fachada. Pinturas e reparos de elementos que a compõe são bem vindos para causar boa impressão. Outro aspecto a ser tratado é o interior, prefira sempre cores claras e neutras pois em geral costumam agradar a todos os gostos. Móveis planejados aliados a decoração também geram uma boa expectativa de compra mas cuidado! Decoração e elementos de um projeto de interiores muito específico para o seu gosto podem fazer o papel oposto e prejudicar a venda. Tenha cuidado e bom senso na hora das escolhas, como sempre ressalto, caso haja disponibilidade contrate um profissional para oferecer algumas dicas ou até mesmo um projeto. Por fim uma dica que certas vezes acabamos esquecendo quando deixamos o imóvel sem uso esperando compradores: mantenha sempre o local limpo e arejado, pois nada valerá todo o investimento se o comprador não se sentir confortável no local. Nesse caso é sempre bom lembrar: a primeira impressão é a que fica! Deixo a seguir algumas imagens de ambientes neutros como inspiração. Um grande abraço a todos.

Sala de estar com madeira rústica com cores frias. (Fonte: Decor fácil)

Sala de estar em tons neutros. (Fonte: Decor fácil)

Sala de estar pequena com cores claras. (Fonte: Feitodecoração)

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page